Fale Conosco! (19) 3861-0341 | castroalves@castroalveseng.com.br


Mantenha sempre o canteiro de obras limpo e organizado

Mantenha sempre o canteiro de obras limpo e organizado

Mantenha sempre o canteiro de obras limpo e organizado

Manter boas práticas em um canteiro de obras é um excelente cartão de visitas

Em se tratando de construção civil, um dos maiores “sumidouros” de recursos materiais, financeiros e de tempo é, sem dúvida, um canteiro de obra mal feito, sujo e mal dimensionado. Imagina um depósito de material que não consegue proteger a matéria prima e insumos das chuvas, poeira, sol e demais intempéries?

Se você encontra esse problema em uma obra, pode estar certo que todo o canteiro está sendo mal gerido e seu dinheiro, indo, literalmente para o ralo. Administrar bem uma obra é também saber cuidar dos recursos nela utilizados.

Isso também é uma prova inegável de profissionalismo por parte dos construtores e, principalmente, respeito ao proprietário da obra. Além do mais, manter e incentivar boas práticas em um canteiro de obras é um excelente cartão de visitas para qualquer empresa.

A primeira providência para se ter um bom canteiro de obra é o planejamento, respeito ao cronograma e a gestão do espaço existente. Aliás, a otimização dos espaços evita, por exemplo, perdas de materiais ou deslocamentos desnecessários.

Na obra, priorize o sistema “just in time”, ou seja, adquira os materiais apenas no momento em que serão usados. E para evitar dores de cabeça, antecipe em pelo menos 48 horas a entrega. Jamais compre tudo de uma vez, pois além de imobilizar seu capital, pode aumentar as perdas por mau armazenamento.

Lembre-se de ter sempre a mão, uma lista detalhada de materiais, com a quantidade exata para cada fase da obra. E nunca perca uma promoção nas lojas de materiais de construção. Uma boa dica é pedir para o mestre de obras e engenheiro responsável por sua construção, manter tudo na mais perfeita ordem.

RECICLAR

Muitas empreiteiras dão até bônus a seus funcionários quando uma etapa de uma obra ou toda a construção é finalizada, desde que o canteiro esteja limpo e bem organizado. Merecem ou não um churrasco? Claro que sim! Além disso, canteiro organizado passa uma boa imagem de você, da construtora e da própria obra.

Algumas empresas vão além. Não bastassem todas as boas práticas citadas acima, também investem na separação de resíduos sólidos e promovem seu descarte corretamente. Isso faz o índice de reciclagem aumentar, gera receita e faz um enorme bem ao meio ambiente.

E qual construtora não quer ter a imagem veiculada à defesa do meio ambiente? Em uma obra, quase tudo é reciclável. Metais, papelão, plástico, alumínio, aço, pedras, madeira, etc.

Whatsapp CASTRO ALVES