Fale Conosco! (19) 3861-0341 | castroalves@castroalveseng.com.br


Construção industrial tem que ser “verde”

Construção industrial tem que ser “verde”

Construção industrial tem que ser “verde”

As construções industriais do Século XXI seguem essa nova tendência

Construir um prédio industrial é bem diferente do que edificar uma loja ou uma casa. É o tipo de obra que dá muito trabalho, pois necessita de materiais e estruturas específicas. Também por esses aspectos, a presença de engenheiros e tecnólogos é fundamental, assim como um projeto bem elaborado, bons equipamentos, muita segurança e cálculos precisos.

Além disso, as construções industriais do Século XXI seguem a nova tendência mundial, onde o desperdício de espaço e materiais são considerados pecados capitais. Tudo tem que ser exato, feito sob medida e inteligente. Além disso, os cuidados com o meio ambiente é uma constante, pós e pré-construção.

Ao analisarmos quais são, realmente, as tendências desse importante setor da construção civil, logo aparece a palavra sustentabilidade. Isso significa que desde a escolha do projeto à execução da obra, tem que se pensar “verde”. Isso acabou mudando o comportamento dos profissionais que atual nessa área.

Entre as atitudes que ressaltam a sustentabilidade estão a de sempre privilegiar a iluminação natural, escolher materiais recicláveis e que mantenham as temperaturas agradáveis dentro do ambiente fabril.

Além disso, usar iluminação de LED, captar águas pluviais para reuso (irrigação, lavagem e banheiros), são altamente recomendáveis, assim como a instalação de polacas fotovoltaicas. Além disso, tratar os efluentes industriais e incentivar a reciclagem são obrigações dessa nova indústria do Século XXI.

INDÚSTRIA VERDE

Já a construção em si, deve ser composta por materiais duráveis, de fácil instalação e de manutenção descomplicada. Uma boa alternativa é a alvenaria estrutural, com pareces de concreto “turbinadas” com isolantes termoacústico.

A sustentabilidade deve estar presente em todos os setores da obra, como a arquitetura, engenharia civil, instalações elétricas, hidráulica, segurança e meio ambiente. É importante que os profissionais trabalhem em sintonia, formando uma equipe integrada e coesa.

Faz tempo que as indústrias deixaram de ser sinônimos de poluição ou de ameaças ao meio ambiente. Está comprovado que, com projetos modernos e dinâmicos, podemos ter fábricas “verdes” que ajudam no desenvolvimento sustentável.

Whatsapp CASTRO ALVES